Sede Louis Dreyfus Armateurs / AZC

Sede Louis Dreyfus Armateurs / AZC - Mais Imagens+ 23

  • Arquitetos: AZC; AZC
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  5074
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Sergio Grazia
Mais informaçõesMenos informações
© Sergio Grazia

Descrição enviada pela equipe de projeto. O cenário natural excepcional de Suresnes - uma paisagem ondulante, como um anfiteatro - orienta a cidade em direção ao Rio Sena e ao Bois de Boulogne. O terreno invejável possui uma área urbana intensamente vibrante, com vistas de Paris à direita, até as torres de La Défense e além.

© Sergio Grazia

O desenvolvimento relativamente recente da área ao longo das margens do Sena dispõe de uma variedade de tipologias, desde habitações suburbanas (uma área conhecida como "vila anglais"), aos edifícios maiores e mais modernos.

© Sergio Grazia

A empresa Pacemar SAS, holding da Louis Dreyfus Armateurs, comprou um desses blocos modernos construído em 1989. O edifício faz parte de um conjunto homogêneo, no Quai Gallieni, entre a Rue du Bac e Rue du Port-aux-Vins.

Planta - 1o Pavimento

O edifício original, com cerca de 4300 metros quadrados construídos em concreto armado, foi concebido ao longo de seis pavimentos: um estacionamento subterrâneo com 88 vagas, um piso térreo e quatro pavimentos superiores. O térreo possui uma planta triangular e os três pavimentos possuem uma planta em forma de T. O quarto pavimento foi restrito a um único bar, orientado no sentido norte-sul e que se abre para um grande terraço.

© Sergio Grazia

A descrição do projeto relata que a ideia era restaurar o edifício e organizar os espaços de escritório para atender as necessidades dos serviços e funcionários do grupo Louis Dreyfus Armateurs. A concepção e renovação dos espaços de trabalho em edifícios existentes pode minimizar substancialmente o seu impacto ambiental por atualizar a sua eficiência energética.

© Sergio Grazia

Uma análise mais aprofundada dos edifícios em ruínas existentes e um estudo de seus usos futuros e suas adaptações, em vez de demolições, formam a premissa do desenvolvimento sustentável.

Corte 1

Este projeto de renovação exigiu uma abordagem técnica, utilizando ferramentas de simulação eficientes de modelos estruturais digitais e simulações de desempenho energético. Um nível aceitável de eficiência energética foi obtido por meio de uma abordagem cuidadosa, "feito sob medida" para atingir os padrões contemporâneos.

© Sergio Grazia

Para este edifício, foi importante sublinhar através de uma nova arquitetura o valor do patrimônio recente, e fornecer soluções sustentáveis no que diz respeito à organização do espaço de trabalho. Sem qualquer remoção da estrutura original e da morfologia do edifício, o nosso projeto deu-lhe uma nova imagem, dando início à modernidade. A intervenção arquitetônica foi baseada em três princípios:

Em primeiro lugar, uma reorganização dos pisos em espaços fluidos, eficientes e banhados por luz natural, em torno de um vasto átrio e um pátio interno criados pela forma original do edifício.

© Sergio Grazia

Em segundo lugar, a oferta de espaços de circulação gerais, visíveis e com boa iluminação natural, que promovem a acessibilidade e o intercâmbio dentro do edifício.

© Sergio Grazia

Em terceiro lugar, o projeto de uma nova fachada, o que garante um envelope térmico e acústico eficiente, mantendo a transparência e as vistas impressionantes sobre o ambiente externo.

© Sergio Grazia

A forma original do edifício nos permitiu reinventar a sua arquitetura. A sua nova imagem deriva da moderação e simplicidade, e da retribuição dada às necessidades e desejos de quem irá utilizá-lo. Demos especial atenção na identificação de cada um dos principais elementos internos: o hall de entrada prolongado pelo átrio e rampa, a sala de modelo, os espaços de escritórios e a circulação, a cafetaria e os espaços para relaxamento. Cada espaço foi tratado individualmente.

© Sergio Grazia

O princípio geral é de estações de trabalho dentro de espaços abertos. Os espaços sinuosos expressam a organização de vários serviços do Louis Dreyfus Armateurs "como áreas, com o objetivo de reagrupar espacialmente os serviços, ou pelo menos aproximá-los, para formar pólos funcionais e mais eficientes."

Planta - 1o e 2o Pavimento

O desenho destes espaços de trabalho ganharam pisos elevado e divisórias transparentes para proporcionar uma organização espacial flexível, que pode ser modificada a um custo mínimo e sem perda de conforto. Dois tipos de estação de trabalho foram propostas, a de plano aberto e fechado dentro de um escritório envidraçado. Cada mesa é feita de uma bancada padrão, ou um tampo ampliado para estudar planos de navios ou mapas marinhos, um computador e uma unidade de armazenamento. 

© Sergio Grazia

Espaços compartilhados e comuns foram projetados em cada pavimento, com equipamentos audiovisuais e de teleconferências, tudo acusticamente isolado. A sala de reuniões e sala de treinamento multiuso completam o programa. O átrio e o pátio fornecem duas aberturas no coração dos espaços, para trazer a luz natural.

O átrio abriga uma rampa monumental, um elemento unificador no centro do edifício que convida à exploração e conexão entre os diferentes níveis. A altura do átrio torna o layout do edifício facilmente compreensível e traz o céu para o coração do edifício.

© Sergio Grazia

O pátio nasceu também da necessidade de trazer a luz do dia para o hall de entrada. A nova fachada é um reflexo da vocação marítima da empresa. O objetivo é promover a identidade da empresa e criar um marco arquitetônico.

© Sergio Grazia

A fachada de dupla pele de vidro, ventilada naturalmente, garante o isolamento térmico e acústico necessário nesta área próxima da movimentada Quai Gallieni. Entre as duas superfícies vidradas, persianas com lâminas orientáveis fornecem a proteção solar ideal.

© Sergio Grazia

Finalmente, como sua topografia é caracterizada por uma importante diferença de altura, a cobertura amplamente visível do edifício foi concebida como uma quinta fachada para esconder o equipamento técnico que abriga.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:21 Quai Gallieni, 92150 Suresnes, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Sede Louis Dreyfus Armateurs / AZC" [Louis Dreyfus Armateurs Headquarters / AZC] 26 Abr 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/786146/louis-dreyfus-armateurs-headquarters-azc> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.